1.10.10

Matéria: Protesto contra estação e corte de árvores têm centenas de feridos na Alemanha

Participação: ANA - Agências de Notícias Anarquistas 
Matéria: Protesto contra estação e corte de árvores têm centenas de feridos na Alemanha
Data: 13 de Setembro de 2010




Cerca de 10 mil pessoas participaram dos protestos na noite desta quinta-feira (30) na cidade alemã de Stuttgart contra a construção de uma estação ferroviária central numa área verde, situação que acontece praticamente diariamente desde o começo das obras, em julho. A polícia reprimiu com força a manifestação. Centenas de manifestantes, incluindo crianças e idosos, ficaram feridos, muitos dos quais foram hospitalizados. Três fontes diferentes (imprensa, médicos e ativistas) falam que uma mulher morreu. A informação ainda não foi confirmada. Nos enfrentamentos foram detidas dezenas de pessoas, com idades entre 15 e 68 anos.

Os manifestantes foram combatidos pela polícia com canhões de água, sprays de pimenta e cassetetes, entre outras armais letais. A Cruz Vermelha registrou vários feridos com fortes contusões, incluindo alguns com narizes fraturados por conta de agressões dos agentes. Os organizadores dos protestos criticaram especialmente a atuação dos agentes contra um grupo de jovens estudantes que tinham se somado aos protestos, muitos dos quais ficaram feridos pela ação policial.

O protesto cresceu na quarta-feira, perante o começo da poda de várias árvores centenárias das 300 que devem desaparecer dos jardins de Schlossgarten para a construção da nova estação da cidade, que fica no sudoeste do país. Cerca de mil policiais protegem permanentemente as polêmicas obras, que contam com forte contestação de cidadãos de todas as idades. Sob forte escolta policial, vários operários iniciaram sob chuva a poda das primeiras 25 árvores por volta de 1h, entre vaias e gritos de manifestantes, que jogaram garrafas e outros objetos.

O projeto "Stuttgart-21" prevê o fim da antiga estação central da Stuttgart, que fica na superfície, e a construção em seu lugar de uma estação subterrânea com vias que cruzam a cidade, capital de Baden-Württemberg.







Fotos e vídeos:

http://www.spiegel.de/politik/deutschland/0,1518,720516,00.html






FONTE: ANA - Agência de Notícias Anarquistas