8.6.09

Evento: Carta ao Movimento Estudantil da UECE

Participação: Vegan Staff.org - CAP. CEARÁ
Evento: Carta ao Movimento Estudantil da UECE
Data: 03 de JUNHO de 2009

No dia 03 de Junho de 2009 foi enviado uma carta ao Movimento Estudantil da UECE. Esta iniciativa partiu da Veagn Staff.org Capitulo Ceará e mostra de forma prática algumas das ações que podem ser relizadas no meio acadêmico em prol da Libertação Animal.


Carta ao movimento estudantil

O compromisso do movimento estudantil sempre esteve ligado as lutas e interesses dos seus associados, e nesse caso, como em um sindicato, deve se pautar nos desejos e aspirações coletivos da categoria.
Historicamente a luta estudantil sempre esteve na vanguarda da sociedade brasileira, e as bandeiras de lutas sempre se preocuparam em perpassar a luta pela educação, que tem sido o eixo central dessa frente de luta. Pois trata se da ferramenta de transformação social e essencial mais revolucionária até hoje posta em prática.
Entretanto, a humanidade se encontra em uma berlinda que nos obriga a implementar a luta em mais de uma frente. A urgência e o alargamento dessa frente se baseia não só na ofensiva capitalista; que a todos os aspectos da vida na Terra deseja dominar e controlar em uma planilha de possíveis lucros, deve se considerar que a velocidade com que consumimos nossos recursos naturais, o amanhã é uma incógnita.
A humanidade vem a muito tempo agredindo o meio-ambiente e os demais moradores do planeta. Mas como nunca, após a formatação industrial da produção, essa transformação da natureza tem se tornado em agressão de termos irremediáveis.
Muitas espécies já foram extintas, muitas outras estão prestes a se extinguirem, e a cada dia a previsão se torna mais sombria. O descontrole climático é facilmente perceptível, e a temperatura global e as enchentes são prova disso.
E em frente a tantos desafios, a própria educação deve ser vista como uma forma de transformar o próprio entendimento da vida social na Terra, pois é preciso incluir na pauta de lutas do próprio Movimento estudantil a preocupação com o destino prático e concreto do planeta. Para tanto, como proposta, viemos por meio desta sugerir uma agenda organizada de luta em comum, envolvendo os pontos:

- Apoio a construção da primeira semana vegetariana da UECE,
- Iniciar debate acerca da questão ética e do uso de animais em laboratórios,
- Jornada de luta pela opção vegetariana no Restaurante universitário, luta que se insere não apenas na diversificação do cardápio e por seguinte na melhoria do serviço prestado, mas também na assistência estudantil, lutando por mais recursos para o nosso restaurante.
- Programa de coleta seletiva do lixo dentro da UECE, como primeiro veiculo de educação ambiental.

Meio ambiente não é recurso, animais não são comida.
Vegan Staff.org – Capítulo Ceará