27.1.09

Evento: SBPC e UNICAMP - Um dos Resultados

Participação: Vegan Staff.org - SP
Evento: BRIGADA ANTI-TESTE - SBPC e UNICAMP
Data: 16 de Novembro de 2008

A relação entre o homem e os animais é o tema do Vestibular 2009
Por: Jeverson Barbieri

Agência de Notícia da UNICAMP [16/11/2008]
A relação entre o homem e os animais foi o tema geral do vestibular nacional 2009 da Unicamp, realizado na tarde deste domingo (16), em 24 cidades do país. Um tema inesperado, segundo o coordenador-executivo da Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp (Comvest), Leandro Tessler. “Convidamos o candidato a pensar em aspectos que talvez ele nunca tenha pensado na vida”, argumentou. As 3.434 vagas, referentes a 66 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), foram disputadas por 47.066 candidatos. O índice de abstenção foi de 4,57%, o que representou uma redução se comparado com o índice do ano passado, que foi de 5,95%. “Diminuiu de forma significativa o percentual de ausentes, inclusive nas capitais fora do estado de São Paulo. Exemplo disso foi verificado em Curitiba. O vestibular da Universidade Federal do Paraná foi realizado no mesmo horário e nem por isso o número de candidatos diminuiu”, comparou o coordenador. A lista de aprovados da primeira fase será divulgada no dia 17 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase, que acontece entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2009.

Candidatos realizam prova em sala do Ciclo Básico IIO vestibular 2009 apresentou uma novidade no seu formato. O caderno de respostas foi suprimido e, dessa forma, as respostas foram feitas no próprio caderno de questões, proporcionando uma maior agilidade aos candidatos. No caderno de redação, uma coletânea com diferentes opiniões sobre o tema geral, inclusive sobre aspectos éticos. “São vários aspectos sobre a proteção da fauna, sobre a vivisecção e toda a legislação aprovada esse ano, como o projeto da Lei Arouca que disciplina o uso científico dos animais. Até uma fotografia tirada durante a realização da 60ª Reunião Anual da SBPC, realizada esse ano na Unicamp, sobre uma manifestação de militantes da ONG Vegan Staff foi utilizada. A partir disso, o candidato escolhia entre as propostas de dissertação, narrativa ou carta. Não importa qual a posição do candidato, o importante é a maneira como ele argumenta”, explicou Tessler.

No caderno de questões, 12 perguntas de caráter interdisciplinar, envolvendo as áreas de biologia, física, geografia, química, matemática e história. “O que a gente quer sempre mostrar que o conhecimento não é uma coisa compartimentada. É possível a gente usar o que a gente aprendeu no ensino médio para tratar de um tema, que no caso é a relação entre o homem e os animais. E todas as questões estão chamando a atenção do candidato que, usando o que ele sabe, ele pode aprender sobre essa relação”, concluiu o coordenador da Comvest.

TEXTO COM FOTOS em:

Site da UNICAMP

PROVA de REDAÇÂO NA ÍNTEGRA:

PROVA de Redação

COMENTÁRIO VEGAN STAFF.org

(comentário enviado ao COMVEST)
Foi um susto quando recebemos a informação de que o tema fora escolhido dentre tantos outros fatos tão importantes nos noticiários brasileiros, como um colega acabou de comentar, por exemplo, a Famili Imperial, a Crise Mundial e o tema: EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL.
Nós, da Vegan Staff.org, parabenizamos o intuito da organização da prova da UNICAMP, bem como aos colaboradores.
Admiramos a pauta ter sido voltada ao tema, que ao nosso entender, é de suma importância.
Tivemos o prazer de saber da noticia através da Internete, que além de fazer com que mais de 47 mil aspirantes a universitários tivessem um posicionamento critico sobre o tema, também fez com que alguns tijolos do enorme muro que nos impedem de enxergar as verdades impostas pela dita "ciência", fossem quebrados.

Att,

Vegan Staff.org Brasil