1.11.08

EVENTO: DIA MUNDIAL VEGAN

Participação: Vegan Staff - Núcleo SP
Evento: Dia Mundial Vegan
Data: 01 de Novembro de 2008

Dia 1º de novembro é comemorado desde 1994 como o Dia Mundial Vegan.
Idealizado pela Vegan Society – Sociedade Vegan (www.vegansociety.com), que na ocasião comemorava os seus 50 anos de existência. Sociedade esta, que em meados de 1944, Donald Watson com mais 6 companheiros, fundaram em Londres a primeira Sociedade que levaria a nova terminologia VEGAN (derivada de VEGetariAN) adiante.
A proposta do grupo era propor uma inserção da ética na dieta vegetariana, fazendo com que o questionamento sobre o que consumíamos, viesse do mesmo princípio, mas com uma mudança do ponto de vista.
“Vamos sim questionar nossos hábitos e culturas, mas voltados desta vez a enxergar necessidades de terceiros – no caso, dos animais!”
E desde então, a luta pelos direitos dos animais tem sido bastante atrelado à grupos e/ou indivíduos ligados diretamente à essa corrente cujos elos são formados quase que inteiramente de ética e bastante questionamento da parte daqueles que aderem o novo estilo de vida.
Em São Paulo, o Dia Mundial Vegan foi comemorado por vegans e simpatizantes da causa da libertação animal na Avenida Paulista, onde cerca de 200 ativistas se reuniram para uma passeata pacífica que partiu do vão central do MASP até a Rua Augusta, retornando então para o prédio central da Caixa Econômica Federal (também na Paulista), onde foi servido uma deliciosa Feijoada Vegetariana, não só aos participantes da passeata, mas também aos pedestres que passavam por ali, mostrando, com isso, que o vegetarianismo esta sim mais próximo do nosso paladar do que imaginamos.
O Ato também abriu a 2º Jornada Vegetariana (www.jornadavegetariana.com), que ao longo dessa semana irá realizar na cidade de São Paulo, eventos que vão desde Pic-Nic até mostra de filmes.