28.3.06

Manifestação: Vaquejada - Xerém/RJ

26 de Março de 2006 – Protesto contra Vaquejada em Xerém/RJ

Na tarde do dia 25 de Março aconteceu, no Campo de Santana – RJ, uma reunião de grupos cujo o objetivo foi o de viabilizar um protesto contra a 23º Vaquejada de Xerém – RJ, cujo o lema do protesto foi: “Um evento de desrespeito à Vida”.
Estiveram presentes para esta reunião cerca de 20 pessoas, dentre elas, membros da Vegan Staff – RJ, Ação Vegana (http://www.acaovegana.org/) e agentes independentes de luta pela Libertação Animal.
A reunião, que durou cerca de 3 horas, serviu para a discussão sobre como se daria tal protesto.
Sob um clima de união e harmonia, todas as decisões foram tomadas e no dia seguinte (dia 26 de Março), domingo, o protesto tomaria a forma discutida.
Os preparativos de Faixas, Cartazes e panfletos se deram durante toda a madrugada do dia 26, e às 11:00 da manhã do mesmo dia, após algumas horas de viajem para o interior do estado do Rio de Janeiro, Xerém foi invadida pelos manifestantes, que chegaram à paisana, apenas aguardando a concentração em local já determinado, de todos os manifestantes.
E foi então, que mais ou menos o mesmo número de manifestantes presentes na reunião prólogo que acontecera no dia anterior, foram articulados os dois grupos de atuação, onde o Grupo 01 entraria no evento, devidamente camuflado entre o publico, para retirar provas fotográficas dos abusos contra os animais praticados em eventos do gênero. Tais fotos serviriam para apresentação posterior de denuncia junto ao Ministério Publico. O Grupo 02 iria atuar do lado de fora do evento, dando corpo físico à manifestação propriamente dita, através de faixas e cartazes, além da distribuição de mais de 400 panfletos aos transeuntes, alertando-os para a crueldade envolvida em tal evento.
A Manifestação se deu de forma pacifica e sem tumulto qualquer, sendo mais um saldo positivo à causa, pois antes de tudo, mostrou à sociedade local e aos organizadores que existem movimentos de defesa dos direitos dos animais já de olho no evento.
E a estes organizadores a mensagem que deixamos é que estejam onde estiverem, pois por onde quer que haja sofrimento de vidas Inocentes, sempre existirão nossos olhos verificando... e acima de tudo, nossos punhos bloqueando suas ações.

Amir Abdul – Vegan Staff-RJ



Foto por: Ação Vegana (www.acaovegana.org)