13.3.06

Atuação da K1 em Ribeirão Preto

Esta semana vários protestos acontecerão contra o circo Beto Carrero, que atualmente encontra-se na Cidade de Ribeirão Preto - SP.
Já foi comunicado à direção do circo a repudia por trazerem juntos com seus "espetáculos", os números com a utilização com Gatos e Cavalos.
Em investigação realizadas no prorpio local onde o evento se realiza, foi constato que os maus tratos são evidentes. Basta que para isso, observe a ala noroeste (exatamente em frente ao parque Curipira da cidade de Ribeirão Preto, atrás do muro que faz divisa com uma avenida) do espaço tomado pela organização do evento, onde os cavalos estao trancados em minusculos espaços, em comparação a todo o terreno ocupado. Encontra-se ainda, em uma única gaiola de não mais que 1,5 metro por 3, pouco mais de 5 gatos que passam horas trancados a espera do grande espetáculo.

Durante essa semana, cartazes tipo Lamb-Lamb serão distribuidos a grupos intervencionistas locais para que divulguem os maus tratos realizados pelo Beto Carrero Show. Além de um ato que realizar-se-á na proxima sexta-feira (17/03), em frente ao proprio circo, ás 20:30.

Interessados e convocados para as manifestações, procurem grupos locais de defesa Animal para maiores informações.

Em conjunto a ANIDA (Associação Nacional pela Implementação dos Direitos dos Animais) a Vegan Staff - K1 estará auxiliando grupos locais de intervenção.

Andrea Lambert (Presidente da ANIDA - RJ) fala à Vegan Staff:

"No site da ANIDA sobre animais em circo tem fotos e dois casos de morte no Beto Carrero.
Um gato que morreu depois de pular de 15 metros e de uma elefanta conhecida como Madu, que foi do Circo di Napoli e foi para o Beto Carrero, onde morreu por descarga elétrica. Na ocasião da morte de Madu recebemos a denuncia que foi excesso de choque no treinamento. Entramos em contato com o IBAMA e depois de meses cobrando uma resposta para denuncia eles mandaram um laudo onde a causa mortis foi um raio que caiu na cabeça da Madu...... pois é.... Os dois casos aconteceram em Santa Catarina, no parque, mas o número do gato percorria o Brasil com o circo e quando podia circos com animais em nosso Estado (RJ) ele esteve aqui e conseguimos suspender por um mês o numero, mas uma veterinária do governo do estado deu um laudo que o gato não sofria maus-tratos e liminar que suspendia o numero foi derrubada.
Com a morte do gato, denunciamos no Ministério Publico de Santa Catarina e o Beto Carrero foi obrigado a assinar um TAC (Termo de Ajustamente de Conduta) se comprometendo a não mais apresentar o numero."

E os gatos estão em Ribeirão, após constatação realizada por membros da Vegan Staff - K1.

Sites relacionados:

http://www.animaisdecirco.org/
http://www.gatosdocampodesantana.kit.net/
http://fotolog.net/campodesantana
http://www.animaisemrodeio.com.br/
http://fotolog.terra.com.br/ong_anida

Fotos:

http://www.animaisdecirco.org/fotos5.html
http://www.animaisdecirco.org/fotos14.html
http://www.animaisdecirco.org/fotos4.html

Morte de Madu (Elefanta falecida no Circo Beto Carrero):

http://www.animaisdecirco.org/madu.html
http://www.animaisdecirco.org/arquivo_2000.html#bc